Se você acompanha o Não é Moda desde quando tudo era mato, provavelmente lembra que tínhamos uma newsletter. Toda semana, a gente dava um alô no seu e-mail com uma ronda fashion da semana e algumas indicações de leitura de moda pra você.
Mas como tudo na vida, muitas coisas aconteceram e tivemos que dar um break. Nesse meio tempo, o Não é Moda — felizmente — cresceu demais e achamos que agora seria uma nova oportunidade de resgatar algumas raízes.
Então, finalmente, estamos de volta!
Quinzenalmente, estaremos por aqui pra te presentear com textos exclusivos dos nossos colaboradores, resenhas e indicações de conteúdos legais. Quem sabe você também não receba uma novidade em primeira mão?
Sem mais delongas: leia aqui a nossa newsletter. <3
Dilma Rousseff e sua relação com a moda
por Vitoria Pivetta
No último fim de semana, o Brasil elegeu Luís Inácio Lula da Silva como novo presidente, mas quem roubou a cena também foi a ex-presidente Dilma Rousseff.
O que para muitos pode não significar nada, para a moda e para a política a roupa usada por ela falou muito sobre a política brasileira. Dilma sofreu impeachment em 2016, e em sua ultima saída do Palácio da Alvorada, usou um vestido vermelho — o mesmo usado no último dia 30 de setembro, após a vitória de Lula.
Em entrevista dada no domingo, Dilma disse:
“Quando eu saí do Palácio do Planalto … eu disse ‘nós voltaremos’. Pra mim hoje é um dia que chegou esse momento de nós voltarmos…”.
A roupa escolhida foi um símbolo afirmando ainda mais a volta do PT para o governo.
A Tumblr Girl está de volta
por Emily Pimentel
Aparentemente, já temos uma “nova” trend a caminho. Sim, o adjetivo novo se encontra entre parênteses porque mais uma vez o sentimento de nostalgia falará mais forte e a geração Z mostrará que a teoria da moda cíclica é, na verdade, um fato. Talvez teremos que tirar nossos coturnos do armário e nossos fones de ouvido com fio da gaveta, porque o tumblrcore voltou.
É de se esperar que a moda em uma sociedade pós-pandêmica traga consigo essa referência de estilo mais “rebelde”.
O Tumblr — rede social criada em 2007, que teve o auge do seu sucesso nos anos de 2013 até 2016 — era tido como uma plataforma de blogging para publicação de fotos, vídeos e textos. Seus usuários mais assíduos faziam parte de uma estética baseada no grunge dos anos 1990 e até punk dos anos 1970.
Porém, é inegável a importância de falarmos da tamanha toxicidade que todo esse “estilo de vida” passou para os jovens daquela geração. A glamourização de distúrbios alimentares e abuso de drogas precisa ser algo que esteja fora dessa nova adaptação. Que a juventude atual desafie tais “verdades” estéticas e crie um lugar saudável e acolhedor, onde todos podem ser quem quiserem.
Não é Moda indica…
nossos favoritos para você curtir
para quem busca uma leitura sobre memórias e um mix de emoções, a Lou indica “Blue Nights”, de Joan Didion
opiniões bem humoradas sobre moda e outras coisinhas pop são o foco do perfil de Luisa Castim no TikTok, fav do Gab
se estiver precisando de uma trilha sonora animada, o álbum “Teatro d’ira Vol. 1” do Måneskin é a indicação perfeita da Lella